domingo, 15 de abril de 2012

WEB QUEST NA EDUCAÇÃO


Web Quest
Através de uma atividade de web quest, o aluno é orientado a construir seus conhecimentos de forma criativa. É uma ferramenta muito importante, que possui uma riqueza de informações relevantes àquele determinado assunto relacionado à sala de aula.
Com o uso da web quest podemos refinar o assunto de um projeto, enriquecer e reforçar as aulas em determinados momentos,desde que sejam planejados anteriormente.
Segundo Dodge (1995) “aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as wqs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.” Quando este autor enfatiza que aprendemos melhor quando estamos nos interando é que sabemos o valor das novas tecnologias, o aprender de forma colaborativa é que podemos perceber que a web quest proporciona essa interação e portanto, a construção de novos conhecimentos. Através desta ferramenta nossos alunos podem ter a possibilidade do trabalho em grupo ,propiciando desenvolver a criatividade, adequando também o conteúdo trabalhado em sala.
São inúmeras as possibilidades de se trabalhar com web quest, pois podemos inserir esta ferramenta tanto no dia de sala de aula, como uma atividade para reforçar um conteúdo,como também, direcionar as atividades de um projeto. 
Celina e Lisbete  (2008), também definem a Webquest como uma atividade didática estruturada que envolve os alunos no "desenvolvimento de uma tarefa de investigação utilizando prioritariamente os recursos da internet." De acordo com Lisbete (2008)  "A tecnologia Webquest é sustentada por teorias psicopedagógicas, podendo ser caracterizada como técnica de aprendizagem construtivista, que pode ser utilizada em um ambiente construcionista”.
Portanto, podemos perceber que com qualquer que seja o tema e conteúdo a ser trabalhado com os nossos alunos , a web quest direciona, organiza, proporciona interação entre alunos e conteúdo e como também interação entre os pares, propiciando uma aprendizagem com significado.

FONTE:
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida.Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-65.

SILVA, Fernanda Quaresma Hélio Oliveira Ferrari, UNIMINAS. A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCILIZADORA DAEDUCAÇÃODisponível em: <http://www.portalwebquest.net/pdfs/cintedjulho.pdf>

SENAC – O QUE É UM WEB QUEST – Disponível em: http://webquest.sp.senac.br/textos/oque



TEXTO: MARIA DE FÁTIMA FONSECA KRUSZINSKI
ESTUDOS DO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - USP


LINK DA MINHA WEB QUEST SOBRE RECICLAGEM:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=9999&id_pagina=1




QUER SABER COMO ELABORAR UMA WEB QUEST?
CLIQUE NO LINK ABAIXO:


http://webquest.sp.senac.br/textos/como

SITE CRIADOR DE WEB QUEST:
http://www.webquestbrasil.org/criador/