segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ATELIÊ DIGITAL


Recentemente fui convidada por uma escola de minha cidade, para realizar com os alunos de Jardim, Maternal, Mini Maternal e Berçário o Ateliê Digital, que por sua vez foi idealizado por uma de nossas professoras que já trabalha em uma escola com laboratório de informática.O ateliê digital contou com jogos que trabalham o reconhecimento de letras do alfabeto, como também jogos que trabalham a contagem e o reconhecimento de números.Com os alunos do Mini Maternal e Berçário fizemos uma brincadeira com músicas conhecidas por eles, com animações que trabalham a linguagem oral.

Foi muito gratificante esse momento e mais ainda de poder proporcionar aos pequenos o contato com a aprendizagem através da tecnologia.Estes ficaram encantados e demonstraram interesse, participando  ativamente dos jogos de forma coletiva.

PALESTRA INTERNACIONAL - FEIRA DO SABER 2012



Pude participar desta palestra internacional com Marisa Sergnese," As ferramentas e os ambientes de aprendizagem do século 21", onde foi possível conhecer um pouco mais sobre as competências que um professor precisa garantir que seus alunos aprendam para estarem incluídos no mercado de trabalho no século 21.
Esta palestra me fez refletir sobre os seguintes aspectos:

Qual é a diferença das escolas de hoje e de antigamente?
Mudamos nossa prática, ou continuamos a tradicional forma de ensinar?
Proporcionamos a nossos alunos a criar? Ou simplesmente estamos depositando algumas informações sem deixá-lo ser protagonista de sua própria aprendizagem?
Estamos fazendo uso efetivo de novas ferramentas de ensino envolventes em nossas aulas?

Diante de tantos questionamentos me fez lembrar meus estudos dentro do uso das novas tecnologias aliada a Educação,onde dentre muitos autores, especialmente José Manuel Moran, Isabel Alarcão e Edgar Morin, marcam o papel do professor como um fator primordial e que deste depende o sucesso dessas novas ferramentas, pois o repensar, o refletir sobre sua prática,a vontade de aprender, mudar e inovar, devem estar presentes dentro das competências de um professor do século 21.





FORMAÇÃO COM LOUSA DIGITAL



As novas tecnologias nos trazem inovadoras ferramentas onde é possível transformar a nossa prática e uma delas é a lousa digital, onde podemos criar nossas aulas, deixando-as mais visuais, atrativas para nossos alunos, possibilitando adicionar diversas mídias  como  músicas, vídeos, imagens em um único aparelho tecnológico.
Estas formações aconteceram nas escolas  municipais que já possuem lousas digitais de minha cidade.Uma grande inovação no ensino público.

FORMADORA: MARIA DE FÁTIMA FONSECA KRUSZINSKI