domingo, 3 de julho de 2011

OBJETO DE APRENDIZAGEM - SUPERMERCADO VIRTUAL

No ensino de matemática, um software educacional pode contribuir para a criação de um cenário que ofereça possibilidades para o aluno construir uma ponte entre os conceitos matemáticos e o mundo prático, sem perder de vista o aspecto lúdico que motiva o seu uso. Sendo assim, este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um software educacional para o Ensino Fundamental de matemática, ambientado em um supermercado virtual, em que a matemática e o cotidiano se cruzam e, ao mesmo tempo, o elemento jogo, que instiga e motiva, favorecendo o aprendizado.
Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança. É a experiáncia que desencadeia o processo criativo e, nesta perspectiva, o brinquedo, o jogo ou atividade lúdica como um todo constituem-se em contextos privilegiados para o desenvolvimento infantil e a construção de conceitos.

Fonte : http://siaiacad17.univali.br/supermercadovirtual/sobre.html