quinta-feira, 15 de julho de 2010

USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

<


A informática atualmente é encarada não somente com uma ferramenta que desenvolve tarefas, mas também como um recurso pedagógico que auxilia no processo de ensino aprendizagem.
Quando se fala em informática logo pensamos em tecnologia, automação, comunicação de dados e outros recursos, mas esta ferramenta pode ser um avanço poderoso da educação, inclusive para alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.O nosso país ainda está em desvantagem em relação aos demais países pois estes possuem avanços tecnológicos disponíveis para a área da educação e estes são utilizados como recursos pelos professores que deixam suas aulas bem mais atraentes e significativas.

De maneira geral podemos classificar o uso da informática na vida escolar em 4 formas que são:Informática Aplicada à Educação,Informática na Educação,Informática Educacional e a Informática Educativa. Essa divisão é extremamente necessária quando queremos caracterizar o trabalho de um professor que trabalha em uma escola que possui um laboratório de informática.
Informática Aplicada à Educação- Esta possui a característica de ter seus recursos e aplicativos somente destinados ao armazenamento de dados, trabalhos administrativos, como por exemplo, emissão de relatórios. O seu uso é basicamente direcionado para o gerenciamento da escola.
Informática na Educação –Esta destina-se somente ao uso de softwares educativos que geralmente são usados para o aluno tirar duvidas, fazer pesquisas na internet nos laboratórios sem qualquer orientação ou direcionamento de uma metodologia feita pelo professor.Essa navegação de alguns softwares somente permitem a pesquisa em alguns textos, que muitas vezes somente permitem ao aluno ir adiante e não podendo voltar a níveis anteriores.Esse tipo de uso da informática é caracterizado por Valente (1997), como máquina de ensinar.
Informática educacional- Esta forma de estratificação se caracteriza pela utilização do computador como uma ferramenta na resolução de problemas. A maneira mais utilizada é a de elaborar projetos, onde os alunos são orientados a desenvolverem determinado tema, podendo ter acesso a internet, pesquisa em banco de dados, trocando informações entre os próprios colegas etc.
Informática educativa - Esta se caracteriza pelo uso da informática como uma ferramenta rica no processo de ensino-aprendizagem, onde é possível que o professor utilize-a como um suporte para as suas aulas.Nesta dimensão o professor torna possível simular,praticar e vivenciar situações de aprendizagens onde seja possível a compreensão de certos conteúdos que estão sendo construídos.
Levando em consideração estas concepções a informática assume um papel muito importante na educação, pois funciona como uma ferramenta de propagação do conhecimento. Esta ferramenta se bem utilizada pode se tornar um meio didático de transformação, pois esta pode oferecer facilidades de manuseio, enriquecimento de um conteúdo facilitando o entendimento do mesmo, tudo através da orientação e direcionamento do professor que pode definir momentos ricos de intervenção. (Artigue, 1996, pg. 12-13)

REFERÊNCIAS:
BORGES, Neto Hermínio -UMA CLASSIFICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELA ESCOLA- Disponível em:
http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/Uma_classificacao.pdf

Fonte das Imagens: Google

Um comentário:

  1. Olá queria, seu blog é uma graça.
    Tenha uma semana abençoada.
    Beijos
    Greice

    ResponderExcluir